terça-feira, 30 de dezembro de 2025

Final de ano: Uma pequena lembrança DC / MARVEL

Saudações amigos e leitores,

O ano de 2025 está chegando ao fim, então gostaria de compartilhar uma curiosidade com vocês, como surgiu a vontade de escrever. Claro que esse desejo não começou repentinamente, mas vou contar sobre um primeiro passo.

Quando criança, peguei gosto pela leitura com os famosos "gibis" (era assim que chamávamos as HQs na época) da Turma da Mônica, e mais especificamente as do Chico Bento.

Mas foram as HQs de super heróis DC/Marvel que realmente me fizeram apreciar a arte dos quadrinhos. 

HQs DC / Marvel

A primeira "revistinha" que comprei e li quando criança foi "Super-Homem" nº 216 (1994). Ao ver na banca de jornais a capa com Clark se transformando no Super-Homem (tinha uma ideia sobre o personagem graças aos filmes do Christopher Reeve) e o título "Revista de Aço" metalizado em vermelho, pedi para minha mãe comprá-la. Por ser uma história que se passa no meio da saga do retorno do Super-homem, não entendi muito o contexto mas gostei muito dos desenhos.

Alguns anos depois comprei uma segunda HQ da DC, essa sim me fez pegar gosto e acompanhar periodicamente as publicações da Abril. Em dezembro de 1998, encontrei nas bancas a edição nº 26 de "Batman - Vigilantes de Gotham", com o título "Mulher-Gato: Ano dois". Li essa história dezenas de vezes (não é exagero) pois trazia uma história completa com os vilões clássicos do Batman (Mulher-Gato, Coringa, Duas-Caras e Pinguim). Anos depois, esse interesse pelas histórias do Batman me levariam à ler Agatha Christie e Conan Doyle (esse é um assunto para uma outra postagem).

Passei alguns meses lendo apenas as publicações do Batman que saiam nas bancas até encontrar uma revista do Homem-Aranha que me chamou a atenção, no caso "A teia do Aranha" nº 114, com o título "Halloween vs Homem-Aranha". Anos depois, descobriria que aquela capa que tanto chamou minha atenção foi desenhada pelo brasileiro Luciano Queiroz, que na época assinava os desenhos como Luke Ross. Essa HQ do Aranha me introduziu ao universo do aracnídeo e, consequentemente, ao universo Marvel.

Essa jornada que se iniciou na adolescência me levou a ler livros, mas até hoje ainda é importante para mim. Sempre compro HQs (DC, Marvel e muitas outras editoras), pois considero os quadrinhos como uma grande arte. 

Antes de escrever contos, tinha o sonho de desenhar quadrinhos. Mas quando percebi que não tinha talento (nem paciência) para desenhar, passei a escrever roteiros, que num futuro se transformaram em contos. Hoje, dez anos após publicar meu primeiro livro de contos, desejo voltar aos quadrinhos.

Tenho certeza que o ano de 2026 será um ano de grandes surpresas e novidades aos amigos e leitores.

Desde já, desejo a todos uma ótima passagem de ano e um Feliz 2026!


Grande abraço e bons ventos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Final de ano: Uma pequena lembrança DC / MARVEL

Saudações amigos e leitores, O ano de 2025 está chegando ao fim, então gostaria de compartilhar uma curiosidade com vocês, como surgiu a von...